quinta-feira, 12 de março de 2015

Como nos organizamos

Conversámos e escrevemos acerca da maneira como nos organizamos, para podermos contar-vos melhor como é o nosso dia-a-dia.

Plano Semanal, Plano diário e Avaliação do dia:
À segunda-feira de manhã, começamos sempre por combinar o que vamos fazer ao longo da semana. Verificamos se houve alguma coisa da semana anterior que não acabámos e, com a ajuda da nossa agenda semanal para termos a certeza que não nos esquecemos de nada´organizamos o plano de trabalho dessa semana.
Nesse momento, fica combinado o que vamos fazer em cada dia da semana. É nessa altura também que juntos decidimos que temas vamos tratar nos momentos coletivos.
Nos outros dias, de manhã, vemos aquilo que tinha ficado combinado e, todos os dias começam com o plano diário, onde definimos pormenorizadamente o que vamos fazer naquele dia.
À tarde, antes de sairmos, avaliamos o dia. Vemos, no plano diário, o que fizemos e o que não conseguimos fazer ou não acabámos.

Organização do Espaço dentro da Sala:
A nossa sala está organizada de modo a que todos os alunos possam fazer o seu trabalho autónomamente. Por isso temos:
- a nossa biblioteca, com livros de vários temas;
-  um canto de expressão plástica, com cavalete, papéis variados e vários materiais de desenho e pintura;
- um canto com materiais que utilizamos para as nossas atividades de matemática, como o "jogo do banqueiro", réguas, esquadros, compassos, geoplanos, tangrans, feijões, tabelas de números , etc...
- o placard da organização, com o diário de turma, as funções das equipas, o calendário, mapa do tempo, mapa de presenças, textos trabalhados, mostras de produções e os nossos Planos individuais de trabalho.
- temos computador, ligado à internet, para podermos fazer pesquisas para os nossos estudos, ouvir músicas do mundo,  passar textos ou outras coisas que precisamos.
Temos ainda na sala a caixa do ficheiro, com várias fichas de temas diversos, que trabalhamos durante o nosso Tempo de Estudo Autónomo e dossiers com materiais, registos e de arquivo.
Cada aluno tem, pendurado na sua cadeira, uma capa onde vai guardando os seus trabalhos.
Nas mesas, temos material escolar,que utilizamos de forma cooperativa e que todos os dias verificamos.

Equipas semanais:
Na nossa sala, combinámos algumas tarefas que eram necessárias para funcionarmos bem.
Temos por exemplo: dar a palavra ,o resolver problemas, distribuir material,o responsável do recreio, etc.
Todas as semanas, há uma equipa de 5 ou seis meninos, que fica responsável pelas funções.


Tempo de Estudo Autónomo e Plano Individual de Trabalho

T.E.A. quer dizer Tempo de Estudo Autónomo.
P.I.T. quer dizer Plano Individual de Trabalho. Todas as segundas feiras, cada aluno marca no seu plano aquilo que acha que é capaz de fazer ao longo da semana ou da quinzena.
Vamos desenvolvendo esse trabalho nos momentos de TEA e no final do tempo previsto, avaliamos o nosso plano no conselho. Cada aluno lê, para o grupo o seu plano e explica se o cumpriu ou não. Se não cumpriu explica porquê e o que deixou por fazer.

Trabalhos de casa:
Quando precisamos de trabalhar em casa para acabarmos o nosso plano, organizamos o que precisamos de levar para casa.
Às vezes, em casa fazemos pesquisas para os projetos que queremos desenvolver ou as ilustrações do nosso livro de leitura.
Cada um leva para casa o trabalho que quiser, se quiser.

Trabalho individual, a par e em coletivo:
Quando estamos a fazer trabalho individual trabalhamos sozinhos. Muitas vezes, trabalhamos a par, com um colega, para resolver uma proposta ou um problema de matemática, escrever um texto, um projeto ou uma ilustração...
Algumas vezes, também fazemos trabalho em coletivo, quando combinamos que queremos trabalhar todos juntos um texto dum colega, ou quando estamos a fazer o conselho de turma, por exemplo.

Projetos:
Muitas vezes, fazemos projetos, quando queremos aprender coisas novas ou quando queremos responder a uma pergunta específica.
Para fazermos os nossos projetos, podemos procurar as respostas em livros ou na internet. Também é frequente visitarmos sítios para encontrarmos a resposta que queremos ou então convidarmos alguém para vir à nossa escola falar sobre um determinado assunto.

Conselho de Turma:
Para nós, o conselho é o momento da semana em que decidimos quase tudo.
Durante a semana, há uma folha na nossa parede que é o diário de turma. Nessa folha, escrevemos aquilo que queremos que queira ser tratado no conselho.
Todas as semanas fazemos conselho, à sexta-feira. É nesse momento que decidimos regras, resolvemos problemas, falamos sobre o que sentimos e avaliamos o nosso trabalho.


Manuais Escolares:
Na nossa escola, não utilizamos manuais escolares daqueles das editoras, em que cada menino tem um livro igual.
Na nossa sala temos, alguns livros desses para quando queremos procurar alguma informação.
Temos os nossos livros, que no inicio do ano são um caderno branco mas que, à medida que vamos trabalhando, vamos criando o nosso manual, com os nossos textos, os nossos desenhos e as coisas que vamos descobrindo.
(2.º e 4.º)

quarta-feira, 4 de março de 2015

Verdade ou mentira?


No dia da implantação da república, era altura do grande almoço. Era o almoço do Paulo Bento, António Costa e Passos Coelho.
Eles estavam muito contentes por almoçar juntos.
O Passos Coelho como sempre, resolveu começar por se armar em super-herói e disse:
- Eu sou mesmo muito bom primeiro-ministro, vou agora dar melhores ordenados e baixar os impostos, dar casas, baixar o preço de tudo, tudo vai custar um cêntimo. Todas as crianças poderão realizar os seus sonhos e desejos, podem mesmo comprar lojas inteiras de doces. Todas as mulheres vão ficar loucas com os saldos. Quando me virem na rua, vão querer beijar-me. A minha mulher que não saiba..., mas eu não me importo nada…
Todos os outros riam à gargalhada, enquanto ele falava.
A certa altura o Paulo Bento disse:
- Ah…Ah… Então se é para contar histórias, cá vai a minha… olé…: “Um dia , quando era treinador da selecção nacional, Portugal foi jogar contra o Brasil e ganhou infinitos a zero. Os jogadores do Brasil ficaram com azia e vomitaram… Depois…”
- Belas histórias as vossas…- disse o António Costa.- Então vejam a minha: “Um dia quando estava na Câmara, olhei para o rio e vi um tubarão branco. Pensei logo: Belo tubarão para convidar os meus amigos Passos Coelho e Paulo Bento, para uma ceia. Calcei umas botas, corri para os barcos e só lá me lembrei que tinha pedido aos pescadores para vender os barcos. Voltei para trás para calçar umas barbatanas, mas como não encontrei, pus uma cauda de sereia da máscara do último carnaval. Arrastei-me, que nem uma minhoca até ao rio, levando comigo uma vassoura. Mergulhei e fui direito ao assunto. Dirigi-me ao tubarão, rodando a vassoura e disse: Sou cinturão preto e se queres um convite para uma festa, aqui tens… dei-lhe uma vassourada com toda a força. Cresceu-lhe um galo na cabeça e desmaiou. O galo disse: piu-piu, está na hora de acordar! Mas antes que ele acordasse, tirei-o para fora de água.
- Bem… que bela história, mas só uma pergunta, onde está o nosso tubarão?? – perguntou o Paulo Bento.
- Comi-o todo…
Sem ninguém se aperceber… Quando todos pensavam  na história doida que estavam a ouvir, ouviu-se uma voz:
- Ai não comeste, não!!!...
Todos olharam e deram de caras com um tubarão branco, com um cinturão preto décimo dan à cintura e uma vassoura na barbatana.
Olharam uns para os outros sem saber o que fazer e começaram a correr que nem loucos, pelo restaurante.

Tiago e Francisco D.
    (trabalhado com o grupo)