quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Das gavetas velhas para as capas novas. Aprendemos com tudo!

Antigamente, todos os alunos do primeiro ciclo tinham uma gaveta de madeira para irem guardando o trabalho que iam desenvolvendo ao longo da semana.
À sexta-feira, no conselho, cada aluno avaliava o seu trabalho e arquivava as folhas e os planos no dossier.
Mas, as coisas não duram para sempre e as nossas gavetas estavam a ficar velhinhas. Comprar gavetas novas ficava muito, muito caro.
Por isso, decidimos fazer umas capas em pano, para colocarmos nas nossas cadeiras, aproveitando alguns tecidos que tínhamos por cá. Pedimos ajuda a algumas mães, que costuraram.

Mas mesmo assim, ainda não havia capas para todos.
Na semana passada, "arregaçamos as mangas" e pusemos mãos à obra.

Primeiro, vimos na nossa sala, havia oito cadeiras com capa.
Como somos 19, foi fácil:
19-8=11

A Lena trouxe-nos o livro onde tinha visto as instruções da capa da cadeira. O livro era em japonês mas como tinha um esquema desenhado, foi muito fácil compreendermos.

Medimos muito bem as cadeiras e os tecidos. 
Para cada capa, precisávamos de dois retângulos, um de 50 cm x 63 cm e outro de 50 cm x 32 cm.
Costurámos com a máquina de costura e conseguimos tecidos suficientes para 9 capas. 


Na nossa sala já só faltam 2 capas de cadeira. 

Como somos muito amigos dos nossos vizinhos e também queremos que eles tenham uma sala linda, fomos ver, na sala deles, quantas capas faltavam para sabermos que tecido precisamos de comprar. 

Na sala da Dora faltam 8 capas de cadeira. 
Portanto, ao todo, faltam-nos 12 capas de cadeira. 

Tínhamos então outro problema para resolver:
Precisamos de comprar tecidos para 12 capas de cadeira. Sabemos que, para cada capa, precisamos de 50 cm de tecido. Quantos metros temos que comprar?

Então:
1 m - 2 capas de cadeira
2 m - 4 capas de cadeira
3 m - 6 capas de cadeira
4 m - 8 capas de cadeira
5 m - 10 capas de cadeira
6 m - 12 capas de cadeira
R: Precisamos de comprar 6 metros de tecido para fazermos as capas que nos faltam. 

3 comentários:

  1. Só não percebi esta:

    "Primeiro, vimos na nossa sala, havia oito cadeiras com capa.
    Como somos 19, foi fácil:
    19-8=22"

    ResponderEliminar
  2. Ups! foi um erro de dactilografia... Está corrigido, obrigada

    ResponderEliminar
  3. Excelente! E assim se trabalha a matemática, a capacidade de iniciativa, de organização, a gestão dos recursos materiais, a cooperação, a leitura e a escrita quando registarem a iniciativa e até a costura!:)

    ResponderEliminar